Como realizar o backup automático de dados
Realizar o backup automático de dados nos dias de hoje é uma necessidade diante da grande quantidade de fotos, músicas, vídeos, filmes, arquivos de texto e vários outros tipos de mídia que os usuários armazenam em seus computadores.
Nesses casos, fazer o backup automático dos dados pode evitar grandes transtornos em caso de falha no HD, que é o dispositivo onde ficam armazenados os dados.
Já fiz manutenção em computadores pessoais onde a quantidade de dados ultrapassou facilmente a casa dos 500GB.
Alguns podem pensar: só 500GB? Mas aqui estou falando de computadores pessoais e não de grandes empresas, onde o volume de dados pode ser 10 vezes maior.
No nosso post de hoje estaremos utilizando o programa SyncBack na sua versão gratuita para essa tarefa.
Do que vamos precisar
1- Do programa SyncBack que você pode baixar aqui
2- De um segundo HD onde vamos realizar o backup.
Nota: aqui vale uma pequena observação. Não adianta nada você fazer o backup em uma segunda partição, dividindo o HD em 2. Isso só vale quando você quer separar o sistema operacional dos arquivos de dados. No nosso caso vamos fazer uma cópia de segurança dos arquivos em um outro dispositivo, pode ser ele interno (fixo) ou externo (móvel) que é o que eu estarei utilizando aqui no nosso exemplo.
Preparando o computador
Antes de configurarmos o programa será preciso instalar o HD de backup no computador, caso ele seja um HD fixo. Faça isso antes de tudo. Se o HD não estiver formatado, formate-o também, deixe tudo certo antes de iniciarmos a configuração.
Se seu HD for externo, basta iniciar o Windows e conectar ele ao computador. Formate-o caso seja necessário.
Instalando e configurando o programa
HD conectado e formatado, agora é hora de configurar o programa. Siga o passo a passo.
1- Baixe o programa neste link e o instale normalmente.
2- Abra o programa. Será perguntado se você deseja criar um perfil. Ignore esse opção clicando em No.
3- Agora vamos criar um perfil. Para isso clique em Novo conforme imagem abaixo.
4- Vamos escolher a opção Cópia. Clique em OK
5- Será pedido para dar um nome ao perfil. Geralmente eu coloco no nome da pasta que estarei fazendo backup. No meu caso eu coloquei Meus documentos. Clique em OK para continuar. Será apresentada uma tela conforme a imagem abaixo
6- Vamos então selecionar a origem e o destino do backup. Em Origem clique na pastinha e localize a pasta de origem. Nesse exemplo será a pasta Meus documentos. Feito isso clique em OK. Em seguida vamos selecionar o destino do backup. Clique na pastinha, selecione o HD de backup > clique em criar nova pasta > Digite Meus documentos > Selecione a pasta criada e clique em Ok, Ficará parecido com a imagem abaixo:
7- Feito isso clique em OK. Será perguntado de você deseja executar uma simulação do novo perfil, Clique em Yes. A simulação não copia os dados, apenas verifica se tudo foi feito corretamente. Após fazer uma verificação será apresentada uma tela conforme a imagem abaixo, listando todos os arquivos da pasta do nosso exemplo. Clique em Continuar simulação.
8- Pronto seu perfil foi criado. Você pode fazer isso para todas as outras pastas que tem no seu computador. Uma a uma, vá criando novos perfis seguindo os passos de 3 a 6. Você poderá usar também a opção sincronizar. Essa opção sincroniza o conteúdo das pastas como em um espelhamento, muito útil quando o HD de backup é móvel, como no meu caso. Veja como ficou minha configuração.
Criando um grupo de perfis e agendando
No SynkBack temos a opção de agendar o horário e a freqüência do backup. É possível agendar para fazer as cópias dos arquivos diariamente, semanalmente, mensalmente, a cada dois dias, etc… no horário que desejar.
Também é possível fazer esse agendamento perfil por perfil ou em um grupo de perfis. Como você pode observar na imagem acima, todos os perfis estão sem agendamento. Vamos criar nesse exemplo um grupo de perfis. Isso nos ajudará a economizar tempo, pois não será preciso configurar um horário para cada um deles.
1- Primeiramente vamos criar um grupo de perfiz. Clique em Novo > selecione Grupo > OK > Dê um nome a esse grupo. Eu coloquei Arquivos pessoais. Clique em Ok. Será apresentada a tela Configurações de grupo conforme a imagem abaixo.
2- Nessa tela temos as seguintes funções:
- Executar perfis em paralelo (simultaneamente): executa todos os perfis ao mesmo tempo. Precisa ter um computador com um bom processador e uma boa quantidade de memória.
- Executar o perfil a cada: aqui temos a opção de executar o perfil a cada segundo, minuto, hora ou dia.
- Tecla atalho execução perfil: aqui é possível determinar uma tecla para acionar o backup. Utilize esse recurso caso não queira criar um agendamento, preferindo usar o modo manual.
- Nos dois quadrados de baixo é possível determinar quais os perfis farão parte do grupo. Para “arrastar” um perfil para o grupo utilize as setas para transferir de um campo para outro. Observe como funciona na imagem acima.
3- O próximo passo é agendar a hora que será feito o backup. Para isso clique no botãoAgendamento.Será perguntado se deseja criar um. Clique em Yes. Será informado que o Windows não aceita senhas em brando e se você deseja remover essa restrição. Clique emYes para continuar e em OK na mensagem que aparecer.
4- Na janela que aparecer, selecione a aba Agendar e configure a freqüência e o horário que será feito o backup. Clique em OK. Veja como fica na imagem abaixo.
5- Concluída as configurações clique em OK. Será perguntado se deseja fazer uma simulação no perfil. Clique em Yes para continuar. Observe na imagem abaixo que o grupo criado agora possui um agendamento. Para finalizar vamos iniciar a cópia ou a sincronização dos arquivos. Selecione o grupo que você criou, no meu caso é o grupo Arquivos pessoais e clique no botãoExecutar. Aguarde o processo terminar.
Considerações finais
Esse programa é muito versátil e o utilizo com freqüência. É possível configurar o backup para ser feito em rede, em um servidor FTP ou em um servidor local. Esse post teve como propósito lhe mostrar essa importante ferramenta e lhe conscientizar da necessidade de um backup diário.
Espero que ele tenha lhe ajudado. Não deixe de comentar e de compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.