terça-feira, 13 de novembro de 2012

Novo vírus brasileiro oferece versão original do Windows por apenas R$ 19,90

Windows 8

Um novo vírus está atacando os PCs dos brasileiros, utilizando como isca a venda de uma versão original do sistema operacional Windows. Quem fez a descoberta foi um site especializado em segurança online, o Linha Defensiva.
O golpe acontece quando o usuário é infectado pelo tal vírus, que o impede de utilizar os navegadores do Google e da Mozilla (Chrome e Firefox). Ao tentar abrir algum deles, uma mensagem é exibida dizendo que aquele aplicativo parou de funcionar.

Vírus brasileiro oferece Windows original 
Do lado direito a mensagem referente ao Chrome, e à esquerda ao Firefox
Caso a vítima selecione a opção "Exibir detalhes do problema", presente nessa mesma janela, uma mensagem vai surgir dizendo que o Windows instalado naquela máquina não é original.
"Gentilmente", eles fazem uma oferta para adquirir a versão original do software por um preço bem 'camarada', R$ 19,90. Eles ainda explicam que se trata de uma promoção e que, caso o pagamento seja feito com cartão de crédito, a ativação será imediata.
É claro que nada disso é verdade, tanto que a mensagem também é exibida para usuários que possuem a versão original do Windows instalada. A ideia dos cibercriminosos é colher os dados pessoais e os dados do cartão de crédito das vítimas.

Vírus brasileiro oferece Windows original 

Quando o usuário aceita comprar o suposto Windows original, uma tela é aberta para que ele preencha os dados necessários para ter livre acesso ao cartão de crédito. No final da transação ainda aparece uma mensagem dizendo que o registro do software foi feito com sucesso.
O funcionamento desse golpe é um tanto quanto incomum, já que geralmente os criminosos "sequestram" alguns dados da máquina do usuário e só os liberam (ou não) mediante o pagamento de uma certa quantia, uma espécie de resgate. Neste caso específico a ideia não é um valor fixo, mas sim ter acesso aos dados do cartão de crédito.
Por ser um vírus recente, os antivírus ainda têm alguma dificuldade em detectar a presença dessa praga digital.
Vírus brasileiro oferece Windows original

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Windows Live Messenger realmente está com os dias contados

Skype vai incorporar as contas Microsoft, conservando as suas funções originais, como envio de SMS e ligações e telefônicas.



Windows Live Messenger realmente está com os dias contados
Havia grandes chances do Windows Live Messenger ser aposentado pela Microsoft. Agora, esse boato foi confirmado no blog oficial do Skype, já que este é o software vai absorver a sua conta do seu antigo “MSN”.
A morte do Messenger não tem data marcada, só foi informado que ela vai acontecer no primeiro semestre de 2013 — menos na China, pois o programa continuará funcionando por lá. Para continuar entrando em contato com os seus amigos, você simplesmente deve baixar o Skype 6.0 e fazer o login usando as informações do WLM.

Você vai poder usar o Messenger normalmente

Todas as funções básicas do Messenger continuarão existindo, ou seja, você vai continuar conversando normalmente com seus amigos — tanto por texto quanto por áudio e vídeo. Além disso, o Skype vai manter os seus recursos próprios, como o envio de SMS e ligações telefônicas.
Dessa maneira, o fim de uma era — que envolveu “chamadas de atenção”, emoticons personalizados e os horríveis winks — vai oficialmente acabar. Você está feliz com isso?
Fonte: Skype

domingo, 4 de novembro de 2012

Como usar o uTorrent

Saiba como funciona um dos melhores programas de Torrent que existe



µTorrent com certeza não só é um dos melhores e mais famosos programas de Torrent, mas também o mais eficiente. O programa tem muitas semelhanças com o seu “concorrente” BitTorrent, e o motivo disso é simples: ambos os programas são dos mesmos desenvolvedores.
O µTorrent, entretanto, conquistou muitas pessoas devido à sua leveza e interface extremamente simples. E é neste guia que você vai conhecer as melhores funcionalidades do aplicativo. Mas, antes de começar, lembre-se: é necessário baixar o arquivo torrent em sites ou programas de busca. Existem várias opções, como Torrentz, GetTorrent, Bit Che e YouTorrent. O próprio µTorrent tem também um mecanismo de busca.

Instalação

Logo no começo da instalação, é possível aplicar a tradução para o português. Em poucos segundos, o instalador faz o download necessário e já instala o programa em português.
Como usar o uTorrentDefinição do português logo no começo da instalação.
Na tela "Configuração", pode-se adicionar uma exceção para o µTorrent no Firewall do Windows e também fazer com que o cliente seja inicializado juntamente com o sistema operacional. Marque as opções que deseja.
Como usar o uTorrentConfigurações adicionais.
A instalação do µTorrent oferece uma barra para o navegador, mas ela não é obrigatória. Caso você não deseje instalá-la, desmarque a última caixa e prossiga normalmente.
Como usar o uTorrentA instalação da barra não é obrigatória.

Primeiros passos

Uma boa dica para começar a usar o µTorrent é acessar a Guia de Configuração. Use o atalho Ctrl + G, ou então use o caminho Opções > Guia de Configuração. Esse assistente testa a rede e configura o µTorrent para extrair o máximo do programa.
O teste de banda verifica e define os limites da sua conexão. Como nenhum dos locais listados é próximo ao Brasil, a dica é utilizar um serviço de teste de velocidade de upload próximo e então definir a velocidade de upload.
O teste de rede serve para os usuários que utilizam roteador. Ele verifica as configurações e destaca qualquer problema. Aqui é possível definir uma porta específica para o µTorrent ou então determinar que o cliente utilize uma aleatória.
Como usar o uTorrentConfiguração inicial.

Como baixar

Você pode começar a baixar o conteúdo de um torrent de várias maneiras. A primeira é pelo caminho File > Add Torrent. Basta então procurar o arquivo de extensão .TORRENT em seu computador para adicioná-lo na lista. Outra forma é clicar duas vezes sobre o arquivo (o programa irá abri-lo automaticamente caso esteja definido como padrão).
Em seguida, basta escolher o local em que o conteúdo será salvo. Nessa mesma janela você também verá todos os arquivos que estão incluídos no torrent. Assim, é possível marcar e desmarcar o que você quer e o que não quer baixar do “pacote”. Depois disso, é só clicar em "Ok".
Como usar o uTorrentVocê escolhe o que baixar.

Acompanhe o download

Você poderá acompanhar como está o processo de download através das abas da parte de baixo do µTorrent. Primeiro de tudo você deverá clicar no arquivo que você quer acompanhar. A primeira aba, "Arquivos", mostra todos os arquivos que estão incluídos no pacote, quais já foram baixados e quais faltam ser baixados.
Já em "Info", são mostrados dados gerais como o tempo gasto, o restante e quanto foi baixado, além das velocidades de download e do upload.
Como usar o uTorrentAmpliarInformações do download.
Na aba "Peers", você pode visualizar quem está baixando conteúdo de você. Em "Avaliações" é possível comentar sobre o conteúdo baixado e também ler opiniões de outros usuários, caso tenha. "Velocidade" traz um relatório de velocidade de download e upload em detalhes.
Você pode controlar todos os downloads que forem adicionados no µTorrent através dos botões no topo da tela. Assim, é possível pausar, começar ou parar um download, por exemplo.
Como usar o uTorrentBotões para controlar downloads.

Configurações avançadas

No menu Opções > Ferramentas, é possível configurar o programa. Algo que ajuda muito é a Criptografia de Protocolo, que serve para driblar o traffic shaping, prática comum dos provedores de acesso à internet para limitar o tamanho da banda para os protocolos que mais usam a rede — caso do P2P utilizado por programas torrent (clique aqui e entenda melhor o assunto).
Para habilitar a Criptografia de Protocolo, vá em “BitTorrent”. No menu ao lado de “Saída”, selecione a opção “Ativado”.
Como usar o uTorrentAmpliarHabilite a Criptografia de Protocolo.
Já com a configuração "Controle de Banda", você pode limitar as taxas de upload e de download. Essa boa distribuição é fundamental para não sacrificar sua conexão e direcioná-la com melhor eficiência para baixar e enviar arquivos.
Como usar o uTorrentAmpliarControle a banda para downloads ou uploads.
Além de acessar as configurações, é possível fazer pequenos ajustes com o botão direito sobre um download em progresso. A opção “Alocação de Banda” é ótima para quem baixa vários torrents ao mesmo tempo.
Ela direciona mais ou menos banda para um download específico, conforme o que você achar melhor. E o mesmo menu também permite definir um limite específico de velocidade para download e upload.
Como usar o uTorrentConfiguração de um download via menu de contexto.

Crie seu torrent

Você também pode compartilhar arquivos seus com todo o mundo, como fotos e vídeos que fez de um show, por exemplo. A fim criar um novo torrent, clique em Arquivo > Criar Novo Torrent. A janela de configurações é bem simples, e nela você define se vai adicionar um diretório todo cheio de arquivos (em "Adic. diretório") ou se vai apenas colocar um único arquivo (em "Adic. Arquivo").
Como usar o uTorrentCriação de um novo torrent.
É possível adicionar Trackers e colocar um comentário se você desejar. Também é possível marcar a opção "Start Seeding", para que você já comece a compartilhar os arquivos.  Quando acabar de configurar seu torrent, basta clicar em "Criar e salvar como" e enviar o seu arquivo .TORRENT para quem você quiser que tenha acesso ao seu conteúdo compartilhado.
Fonte: tecmundo

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Voltei!!!!!

Olá pessoal, pesso desculpas a todos pela minha ausência pois não conseguir nesses últimos dias postar alguma coisa por falata de tempo, mas volto com uma novidade para vcs... Espero que gostem!

Não consegue fazer seu PC pegar no tranco? Faça uma faxina e acelere-o de uma vez por todas!

Mz Ultimate Booster

5.1.0
 
Durante nosso dia a dia, instalamos diversos programas, geramos e excluímos uma infinidade de arquivos e ficamos horas a fio conectados na internet. Todas estas atividades com o tempo entopem o computador de arquivos desnecessários que acabam tornando-o lento.
Para livrar sua máquina de tanto “lixo”, o Mz Ultimate Booster é uma ferramenta fundamental. Com funções extremamente poderosas, seu PC vai ficar leve como uma pluma e vai rodar com a velocidade de quando era novo em folha. Chega de torrar seus neurônios com a lentidão de computadores. Isso não precisa mais ser um fato presente no seu cotidiano.

Em alta velocidade

O Mz Ultimate Booster atua otimizando dois segmentos fundamentais para o desempenho do PC: a conexão com a internet e o processamento de dados da máquina.
Munido de ferramentas avançada de otimização.
Na primeira seção, você tem a sua disposição uma série de opções com o tipo e a velocidade de banda de conexão com a rede mundial de computadores. Ao escolher entre rede LAN, wireless ou ADSL a partir de 1 Mbps, o programa adapta automaticamente as configurações adequadas para tal capacidade de trâmite de informações.
Por sua vez, no que se refere ao potencial de trocar informações, o aplicativo oferece duas modalidades básicas (se você está ou não conectado à web) e uma avançada (caso queira explorar o máximo dos recursos do computador). Ambas as funcionalidades têm o mesmo objetivo: acelerar o fluxo de dados.

Ligando em segundos

Não são apenas essas duas ferramentas que o Mz Ultimate Booster utiliza para melhorar o desempenho da sua máquina. Ainda é possível limpar todos os arquivos temporários, eliminar registros do boot do Windows, desfragmentar arquivos do disco rígido e criar pontos de restauração.

Faça uma faxina completa na sua máquina! 

Com todo esse arsenal de recursos é possível fazer uma faxina completa no computador, eliminando todo tipo de conteúdo inapropriado e desnecessário. Com isso, seu estimado computador tem mais espaço para manipular dados e acelerar as operações solicitadas.

Interface mutável

Para quem esperava aquele visual retrógrado, sem graça e com uma janela que lembra o Windows 98, o Mz Ultimate Booster é uma bela surpresa. Este software conta com uma interface moderna, ícones descolados, menus acessíveis e temas personalizáveis. São mais de dez estilos de cores para você mudar a aparência do programa para que ele combine com o seu desktop.

 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

RDownloader 1.0, Ferramenta levíssima para fazer download de vídeos do Youtube


RDownloader

 1.0
  • Gratuito
  • 656 KB
  • Para WindowsXP/Vista/7/8
  • Adicionado em 23/10/2012
  • RDownloader

Talvez o mais leve, simples, rápido e eficiente serviço para baixar vídeos do YouTube para o PC.


Você já deve ter baixado uma série de programas diferentes que prometem fazer o download de qualquer vídeo do YouTube para o computador no menor tempo possível e em mais de um formato apenas ao colar o endereço do clipe em uma caixa de texto.
O RDownloader é um desses – com a diferença de que ele faz tudo isso ao mesmo tempo. O programa é capaz de baixar vídeos do site de compartilhamentos de clipes mais famoso da internet nos formatos MP4 (vídeo), FLV (outro em vídeo, o original do YouTube) e 3GP (para dispositivos móveis).
Na janela principal, tudo o que você precisa fazer é clicar no primeiro ícone (a folha de papel com um sinal de positivo) e nele colar o endereço completo do vídeo que você deseja baixar. Alguns segundos depois, todas as opções de formato e resolução (de 240p a 1080p, dependendo de quais estiverem disponíveis no arquivo original) surgem na tela para que você faça a escolha.

Insira o endereço, selecione o formato e comece.

Após selecionar a opção desejada, clique em “Download” e aguarde o processo, que leva menos de um minuto, mesmo no caso de clipes em Full HD. Após a conclusão da ação, é só abrir o arquivo em um atalho na pasta “Documentos” – e esse destino também pode ser alterado nas opções do serviço.


Fonte:baixaki


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Troque a Tela de Logon do seu Windows


Windows7 Logon Screen Changer

 1.0
  • Gratuito
  • 423 KB
  • Para WindowsXP/Vista/7/8
  • Atualizado em 15/10/2012
  • Efham Computer
Clique para baixar Windows7 Logon Screen Changer Clique paraBaixar


Qualquer fotografia vai servir como plano de fundo personalizado da tela de logon do Windows
Windows7 Logon Screen Changer serve para você personalizar a tela inicial do Windows 7, aquela em que você seleciona qual conta de usuário será utilizada.
Este programa permite a definição de um novo plano de fundo para ela.
De forma absolutamente simples, você precisa apenas selecionar uma imagem (com boa qualidade, de preferência) e em poucos segundos a mudança será aplicada. Assim, é possível completar de vez a personalização que você iniciou com um novo tema, novos papéis de parede e quem sabe até novos ícones para o seu desktop.
Para facilitar ainda mais a sua vida, o Windows7 Logon Screen Changer dispensa qualquer tipo de instalação. Isso significa que é só baixar, descompactar e usar, fazendo uso de imagens no formato JPG. Caso não tenha gostado do resultado final, basta restaurar a imagem-padrão do sistema, também por meio deste programa.

Windows7 Logon Screen Changer


Novo visual


O Windows7 Logon Screen Changer não apenas altera a imagem, mas adapta-a à sua tela caso o arquivo selecionado tenha tamanho superior ao máximo suportado por ele. Isso acaba diminuindo a qualidade do arquivo; portanto, para que o resultado final seja agradável, opte sempre por altas resoluções. Dessa forma, mesmo a redução de qualidade não será sentida de forma tão clara.
Você precisa clicar em “Change Logon Screen” para selecionar a nova imagem que vai decorar a sua página de login do Windows. Se quiser ver como ficou o resultado final, clique em “Test” para ser levado imediatamente a essa seção do sistema. É possível achar mais figuras em “Online Gallery” e também restaurar a figura original em “Restore Default”.


Fonte: baixaki

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como Computadores Representam Informação

Introdução

 É fato que o “bem” mais precioso atualmente em nossa sociedade é a informação, seja ela relacionada aos hábitos de consumo, entretenimento, clima, comportamento social, internet, bolsa de valores ou qualquer outro segmento. Não é de surpreender que as maiores empresas do mundo estão no ramo das tecnologias de informação. Mas afinal o que é informação? Conceitualmente, informação pode ser definida, de forma simplista, como um conjunto de dados que possui algum significado. Na natureza a informação é codificada de várias formas e tem sido o maior desafio do homem descobrir como decodificá-la e aplicá-la em benefício próprio. Um bom exemplo de informação codificada naturalmente é o genoma. No genoma a informação é codificada numa sequência composta pelos elementos orgânicos citosina, timina, adenina, guanina, (C T A G). Sabemos que essa sequência é utilizada na reprodução de um indivíduo biológico, atribuindo a ele características que o tornam pertencente a uma espécie em particular. Dependendo de quais e onde esses símbolos estão dispostos na sequência genética. Desse modo, podemos considerar o código genético como uma “linguagem de computador da mãe natureza” composta pelos 4 símbolos CTAG já citados. No processo reprodutivo, esse código é executado por uma máquina biológica, gerando uma pseudo cópia de si mesma. O curioso é que essa máquina biológica possui um comportamento muito semelhante a umamáquina de Turing.
Ilustração de genoma (Wikipédia)
Nós, seres humanos, utilizamos de várias formas para transmitir informação. A forma mais comum é a linguagem natural onde adotamos um conjunto de símbolos em particular conhecido como alfabeto. Nosso alfabeto latino básico possui 26 símbolos, também conhecidos como letras. Através desses símbolos construímos sentenças pelas quais é possível o intercâmbio de informação entre pessoas.

A linguagem binária

Uma das formas mais simples de alfabeto possível para se codificar informação é o alfabeto binário, ou seja, um alfabeto que contém cardinalidade igual a 2 (apenas dois símbolos no conjunto). Um alfabeto binário pode ter de gerar sequencias maiores de que um alfabeto de 10 ou 26 símbolos para codificar a mesma quantidade de informação, mas em compensação a geração, interpretação e processamento desses símbolos acaba por se tornar algo bem mais simples. A imagem abaixo mostra a quantidade de símbolos usada na representação de uma mesma informação (no caso o número decimal 2548693521).
Sistemas hexadecimal, decimal e binário representando informação
A simplicidade simbólica dos códigos binários levou a criação de máquinas que conseguiam representar, processar e interpretar esses símbolos. Isso em grande parte decorreu do fato de que quando codificamos a informação assumindo somente um alfabeto de dois símbolos, ou duas possibilidades de representação possíveis, podemos utilizar de lógica (verdadeiro e falso) para resolver nossos problemas. Provavelmente pela natureza e a forma como os computadores digitais surgiram, essencialmente para realizar cálculos como grandes calculadoras militares, os símbolos adotados no alfabeto binário usado no desenvolvimento de programas de baixo nível para essas máquinas acabaram sendo os números 0 e 1.

Representando zeros e uns eletronicamente

Em um artigo anterior intitulado “Portas Lógicas, o lego do mundo eletrônico” falamos sobre os elementos lógicos básicos responsáveis pelo funcionamento dos processadores, porém não entramos em muitos detalhes em relação a como zeros e uns são representados pela eletrônica contida nos chips. Sabemos que o processador é o componente principal de um computador, pois cabe a ele entender e executar as instruções contidas em um alfabeto binário de programação, mas como os símbolos são representados dentro do chip ainda é um mistério para muitos. Não podemos dar lápis, papel e borracha para um processador executar seus programas, mas podemos dar a ele algo muito melhor... eletricidade!
Num primeiro momento pode ser difícil criar uma relação entre a eletricidade e a codificação de informação, mas acredite, isso não é algo tão difícil quanto parece. No artigo “Fontes, porque precisamos delas” explico superficialmente como a corrente elétrica se comporta em a relação tensão elétrica. Esse conhecimento pode ajudar ao tentarmos entender o funcionamento interno de um processador em seu nível eletrônico.
Como posso criar uma representação do alfabeto de 0s e 1s se só disponho de eletricidade para isso? Bem, como expliquei no artigo sobre fontes, é possível controlar o fluxo de corrente elétrica em um circuito controlando sua tensão elétrica. Dessa maneira é possível, por exemplo, aplicar 0 volts na saída de um circuito para representar o símbolo 0 e depois trocar para 5 volts para representar o símbolo 1. Mas isso nos deixa uma outra pergunta: Como realizar eletronicamente as trocas entre 0 e 5 volts, ou seja, zeros e uns?
Para resolver o problema do chaveamento (troca) entre os zeros e uns dentro dos circuitos do processador utilizamos um componente eletrônico inventado em 1947, cujo projeto levou seus inventores ao prêmio Nobel de física alguns anos depois. O invento revolucionário foi batizado de transistor. O transistor possui basicamente dois modos de operação, o primeiro como chave eletrônica e o segundo como amplificador de sinais elétricos. No caso dos processadores, é a propriedade de chave que é utilizada para realizar as mudanças entre os zeros e uns dentro do circuito.
transistor bipolar possui um símbolo semelhante a letra K e possui 3 terminais, sendo eles o coletor, emissor e a base. O coletor e emissor são terminais por onde a corrente elétrica passa ou é bloqueada, dependo do sinal que é aplicado no terminal base. No símbolo, o emissor é o terminal representado por uma seta, a base é a linha conectada nas “costas” da “letra K” e o coletor fica na posição verticalmente oposta ao emissor.
Transistor bipolar real e seu símbolo
Na imagem acima, o transistor da esquerda é um componente discreto fabricado para ser usado em circuitos eletrônicos, note que ele possui 3 terminais (base, coletor, emissor) para soldagem em uma placa de circuito impresso (existem inúmeros outros tipos, de tamanhos e formas diferentes). Ao lado direito da figura é possível observar o símbolo representando um transistor bipolar. A representação simbólica do transistor também pode incluir um círculo em volta da “letra K”.
Para entender como um transistor pode controlar nossos zeros e uns precisamos de um circuito eletrônico para caso de estudo. Vou optar inicialmente por um dos circuitos mais simples, o que executa a função NOT, ou seja, a implementação eletrônica da porta lógica NOT. Observe a imagem abaixo:
Circuito eletrônico que implementa a função NOT
O circuito exibido no diagrama esquemático acima é responsável pela realização da operação lógica NOT onde o valor de entrada (base do transistor) é invertido na saída. O componente em vermelho (R1, R2) é chamado de resistor e é responsável por limitar a corrente elétrica assim como uma válvula hidráulica limita o fluxo de água em um cano. O componente em azul (T1) é um transistor bipolar que atua como chave (liga/desliga). Note que ligado ao coletor do transistor temos uma tensão de 5 volts, e ligado ao emissor temos o terra (0 volts). A imagem abaixo exibe como a corrente elétrica se comporta em relação à tensão aplicada na entrada do circuito (adotando o sentido convencional).
Circuitos em funcionamento para entradas diferentes
Na imagem acima, o diagrama do lado esquerdo exibe o fluxo de saída da corrente elétrica em decorrência de uma entrada de 0 volts aplicada na base do transistor. Como esse sinal não o excita para conduzir dizemos que ele está em corte e por esse motivo a ligação com o terra é cortada, fazendo a corrente optar pelo outro caminho. A corrente saindo do circuito à esquerda nos gera um nível lógico igual a 1, ou seja, uma entrada lógica 0 se tornou 1, que é o que consta na primeira linha da tabela verdade da porta lógica NOT. No caso do circuito do lado direito o processo é inverso, como a entrada agora é de 5 volts (que representa o nosso 1 lógico) o transistor é excitado e passa a conduzir num estado conhecido como saturação. Em decorrência disso temos uma ligação direta entre o terra e a saída do circuito, atribuindo zero a ela e fazendo a corrente entrar ao invés de sair, o que nos daria a saída 0 para uma entrada igual a 1 (segunda linha da tabela verdade da porta lógica NOT). Nesse diagrama tomei a liberdade de ignorar a outro fluxo de corrente que segue do polo 5Vcc para o terra, mas ele também existe.
Necessitaríamos de uma boa aula de eletricidade básica aqui para entender todas as particularidades da corrente elétrica em um circuito como esse. Em prol da didática podemos simplificar um pouco as coisas assumindo que a corrente “escolhe” sempre o caminho de menor resistência. Por isso, quando o transistor fecha o circuito (entrada = 1) a corrente ignora o polo de 5 volts com o resistor R1 em série e segue para o terra, por esse ser o caminho de menor resistência. No caso do transistor estar em corte (entrada = 0) a corrente não tem escolha a não ser seguir pelo único caminho disponível, passando pelo resistor e seguindo para a saída. As setas vermelhas no diagrama indicam o sentido convencional da corrente elétrica (do polo positivo para o negativo). Obviamente a corrente que entra ou sai tem de vir ou ir para algum lugar e ela normalmente vem ou vai de outro circuito lógico, cuja entrada está ligada na saída do circuito anterior. Ao trocar de zero para um e vice versa o que o circuito faz na verdade é mudar o sentido da corrente elétrica. Na prática os 5 volts na saída do circuito é na verdade um pouco menor devido a quedas de tensão nos componentes do circuito.
Alguns podem cometer o erro de achar que quando o nível lógico de uma entrada ou saída é zero não há corrente circulando. Isso não é verdade, já que sem corrente elétrica não há trabalho. A ausência de corrente só ocorre quando um circuito está num terceiro estado chamado de alta impedância (resistência infinita a passagem de corrente elétrica), que normalmente só ocorre quando queremos isolar um circuito do outro. Um exemplo disso é quando temos vários chips de memória ligados a um único barramento (que é o que acontece nos PCs) e queremos ler um dado que está situado em um chip em particular. Como estão todos “pendurados” no mesmo conjunto de fios, estes por sua vez receberão as mesmas requisições de leitura do endereço e vão todos querer responder ao mesmo tempo. Para resolver esse problema, deixamos as saídas dos demais chips no estado de alta impedância e somente o chip que desejamos ler fica ligado ao barramento, evitando o conflito de dados. Pra quem entende um pouco de memórias, isso na verdade é o que barramento de controle faz, além de outras coisas.

A próxima imagem exibe o diagrama do circuito lógico NAND que é uma porta AND com a saída invertida (NotAND). O que ocorre aqui é que agora temos dois transistores em série e será necessário ligar os dois ao mesmo tempo para a saída ser aterrada e ficar em 0 volts. Isso significa que somente quando as duas entradas A e B forem iguais a 5 volts (1 lógico), e os dois transistores forem excitados, a saída será 0.
Circuito eletrônico que implementa a função NAND
O circuito lógico NOR (OR invertido) é representado através do esquemático da figura abaixo. Note pela sua tabela verdade que somente quando ambas as entradas estiverem em 0 a saída será 1. Isso ocorre porque é necessário acionar apenas um dos dois transistores para realizar o aterramento da saída, já que ambos estão em paralelo.
Circuito eletrônico que implementa a função NOR
Esses três circuitos que vimos até agora são os mais simples por utilizarem um menor número de transistores e também porque através dos dois últimos é possível construir qualquer circuito lógico, inclusive outras portas lógicas. Por esse motivo, alguns chips são construídos usando somente portas NAND e NOR.
Nas pastilhas dos processadores são implementados milhões de circuitos lógicos semelhantes a esses usando transistores em escala nanométrica, criados em um processo litográfico. A interligação desses circuitos faz os zeros e uns circularem por eles sendo processados a cada passagem, resultando nas tarefas que o computador e capaz de executar. Quando falamos de circuitos digitais, os níveis lógicos armazenados nos circuitos eletrônicos passam a receber o nome de bit (binary digit), um termo que já estamos muito acostumados a ouvir. É importante salientar que a tecnologia bipolar não é a única usada para construir transistores, também existem os transistores de tecnologia MOS (Metal Oxide Silicon), entre outros, que são também muito aplicados na construção dos chips modernos.

Conclusão

Nesse artigo tentei mostrar um pouquinho sobre como um computador digital manipula informação de forma binária em seu nível eletrônico. Os zeros e uns são simples o suficiente para a criação de circuitos que os representem e os processem de forma satisfatória.
Hoje em dia a eletrônica evoluiu a um patamar em que é possível representar eletronicamente mais de dois estados, onde seria possível obter sistemas ternários ou até com mais símbolos. Isso envolveria uma matemática mais complexa e uma mudança radical no projeto dos chips, dos compiladores, e até mesmo das linguagens de programação, o que talvez ainda não seja viável.
Vimos que os transistores possuem um papel fundamental na construção das portas lógicas que por sua vez constituem circuitos mais complexos que são usados na criação dos processadores. Se levarmos em consideração a densidade atual dos chips de microprocessadores (bilhões de transistores), já dá pra ter uma ideia do nível tecnológico que chegamos em nossa jornada pelo domínio da tão preciosa informação.




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Quarde suas senhas e garanta maior segurança na internet


Appnimi Password Helper

  • Gratuito
  • 352 KB
  • Para WindowsXP/Vista/7

Diversos sites e serviços online aderiram à prática de solicitar dos internautas a criação de senhas — para que essas garantam a segurança e a privacidade dos conteúdos que serão apresentados. Com isso, é muito comum que uma única pessoa possua diferentes (e complexas) senhas.

No entanto, nem sempre é fácil ficar criando diversos códigos para cada site ou serviço que você precisa se cadastrar. Além disso, como é recomendado o uso de senhas pouco óbvias e que misturem letras e números, às vezes pode ser difícil se lembrar de todas elas.

Assim, para facilitar todo esse procedimento, o Appnimi Password Helper oferece ferramentas simples e práticas de serem utilizadas. Com este programa, é possível criar diferentes senhas e guardá-las de um modo seguro.

Crie senhas complexas para cada site


O Appnimi Password Helper apresenta um funcionamento simples: no campo “Master Password”, você precisará criar uma senha-mestre, que dará acesso às outras senhas que serão geradas pelo programa.

Já na área “Site Name”, só é preciso colocar o nome do site (ou uma classificação do seu interesse) para o qual a senha está sendo criada. Depois de preencher esses dois campos, basta clicar em “Generate Password” para que o código seja gerado pelo programa e apareça no campo em amarelo.


O software também registra as senhas criadas a partir destes dois critérios: “Master Password” e “Site Name” — recurso bastante útil caso você se esqueça de alguma e precise ser relembrado.

Como exemplo, se você gerou uma nova senha para o seu email — e, por isso, preencheu os espaços com sua senha mestre “xxxxxxx” e registrou o nome do site como “Gmail” —, só será necessário recolocar essas informações novamente no programa e selecionar o botão “Generate Password” para que a mesma senha (a que foi criada na primeira vez) surja no campo amarelo.

Link do programa para download: http://www.mediafire.com/?udwev55099umx44


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

13 supercomputadores que são literalmente gigantes

Da década de 50 aos dias atuais, máquinas gigantes (e algumas bem poderosas) se tornaram indispensáveis para diversos setores.

Das toneladas aos microchips. Assim é possível resumir as décadas de evolução da tecnologia computacional — que tem desde monstruosidades a modelos leves, que cabem na palma da sua mão.

E, apesar do uso dos computadores ser algo bem popular nos dias atuais, na década de 50 você até poderia usar um — mas deveria ter a autorização das grandes instituições que eram as proprietárias desses equipamentos e, caso quisesse ter um próprio, ainda precisaria de um espaço bem maior que uma escrivaninha (normalmente, uma sala inteira).

Hoje, com tantos aparatos computacionais pequenos e poderosos aparecendo a cada dia, tal realidade parece ser ainda mais distante e quase “surreal”. No entanto, ainda é possível encontrar esses computadores gigantes — um deles, o IBM Sequoia, é o supercomputador mais rápido já criado.

Confira abaixo alguns modelos que estão marcados na história computacional especialmente por serem grandes. Muito grandes.

1 – Modelo dos anos 50

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Utilizado por técnicos dos laboratórios da RCA, nos Estados Unidos, o Typhoon é um bom exemplo dos computadores empregados na década de 50. Na foto, é possível ter um aperitivo dos painéis com milhares de tubos, botões e fios enrolados que faziam parte dessa monstruosa máquina.

2 – Auxílio para a comunicação

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Assim como em diversos setores, houve uma grande evolução tecnológica no ramo de comunicações nas últimas décadas. Prova disso está nesta foto de 1967, que apresenta o Electric KDF9 — um dos primeiros e grandes computadores utilizados em um centro de Edimburgo, na Escócia, para auxiliar na comunicação do país.

3 – Com a engenharia desde o princípio

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
A foto acima mostra uma das salas do laboratório Lewis Fligh, hoje denominado Centro de Pesquisa John H. Glenn, em Ohio. Nela, é possível ver um supercomputador (novamente com diversos painéis, botões e fios) sendo utilizado para auxiliar o setor da engenharia.

4 – Grande utilidade militar

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
O setor militar foi um dos que mais utilizaram os grandes computadores. Na imagem acima, é apresentado um dos computadores desenvolvidos em segredo durante a Segunda Guerra Mundial. Denominado de Electrical Numerical Integrator and Computer, ele estava sendo utilizado, no momento da foto, por um laboratório de pesquisa balística.

5 – Calculando a rota para a Lua

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Além da área militar, os computadores gigantes também auxiliaram a NASA na conquista do espaço. Um bom exemplo disso é o Selective Sequence Electronic Calculator, da IBM, que produziu tabelas com dados de posicionamento da Lua que foram utilizadas para traçar o rumo da viagem de Apollo 11, em 1969.  

6 – No universo cinematográfico

Assim como acontece nos filmes atuais — em que os computadores auxiliam fortemente a produção de uma película —, em 1967 os diretores já viram as potencialidades computacionais no universo cinematográfico.

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
No caso, uma das principais diferenças que poderíamos encontrar entre os métodos hoje e da década de 60 estaria no tamanho das máquinas utilizadas no set de filmagens. A prova disso está na imagem acima, em que você poderá ver o diretor Michael Caine utilizando o computador Honeywell nas gravações do filme “Billion Dollar Brain”.

7 – Dando “pitaco” na economia

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Ainda na década de 60, outro ramo que quis explorar os benefícios do uso dos computadores foi a economia. E os investimentos iniciais para isso não foram poucos: só o banco Midland, de Londres, possuía um complexo computacional que custou mais de 10 milhões de dólares e que atendia diversos setores do país.

8 – Aprimorando táticas de guerra

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Com o passar dos anos, os computadores foram aprimorados e, com isso, eram ainda mais utilizados para questões militares. A foto acima, de 1979, mostra o sargento Carlos Ramirez inserindo informações táticas em um computador no Forte Sill.

9 – Auxílio constante para a NASA

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
A NASA foi a proprietária de um dos mais poderosos (e grandes) computadores já criados. A foto acima mostra a sala do N-258 NAS, utilizado em 1993 pelo Centro de Pesquisas Ames.

10 – Testes de armas nucleares

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Na imagem, de 2000, um técnico monitora o computador ASCI White. Esta grande máquina é capaz de realizar 12 trilhões de cálculos por segundo, requer 1,2 megawatt de energia e foi considerado, no período do seu surgimento, como o supercomputador mais rápido do mundo. Na época da foto, ele era utilizado pelo Departamento de Energia para simular testes de armas nucleares.

11 – Um dos mais rápidos da Europa

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Um supercomputador da IBM, capaz de realizar 40 trilhões de cálculos por segundo, já foi considerado o mais rápido da Europa. Na foto acima, ele é apresentado na Universidade Politécnica de Barcelona, em 2005.

12 – Velocidades quase incompreensíveis

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Outro grande computador que é um dos maiores exemplos de potência já criados é o Roadrunner Base Capacity — que, na foto acima, aparece no Laboratório Nacional de Los Alamos, em 2007. Ele pode atingir mais de 70 teraFLOPS (Floating point Operations per Second  — operações de ponto flutuante por segundo) de velocidade e realizar mais de mil trilhões de cálculos por segundo.

13 – O mais poderoso de todos os supercomputadores

Superando o supercomputador japonês K (que tem um desempenho de mais de oito quatrilhões de cálculos por segundo), está o IBM Sequoia — que hoje é considerado o mais potente computador já criado.

13 supercomputadores que são literalmente gigantes(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)
Ocupando cerca de 280 m² de uma sala no Livermore National Laboratory, nos Estados Unidos, ele é capaz de calcular, em uma hora, o que 6,7 bilhões de pessoas usando calculadoras de mão por 320 anos conseguiriam calcular.

Além disso, o IBM Sequoia é quase 300 mil vezes mais rápido do que os computadores de 20 anos atrás e é utilizado para pesquisas nucleares.

Fonte: Gizmodo e Daily Mail


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Wise Memory Optimizer

Otimização de memória RAM com um único clique e sem qualquer instalação, para fazer o PC funcionar melhor.

Wise Memory Optimizer é um sistema inteligente para otimização de memória RAM que “desafoga” a quantidade deste recurso utilizado atualmente pelo PC.
Você precisa dar apenas um clique para que isso seja feito dentro de poucos segundos.
É possível usar algumas configurações para que o programa trabalhe automaticamente, otimizando o uso de RAM sempre que determinada quantidade for ocupada. Ele dá ainda algumas informações sobre este componente em seu computador, pode ser executado junto com o Windows e dispensa qualquer instalação.
Para facilitar a compreensão das informações, ele exibe a quantidade total, livre e em uso de memória RAM em um gráfico em forma de pizza com duas cores. Um único botão é exibido com bastante destaque bem na tela inicial do programa, que conta ainda com um menu de configurações expansível.

Wise Memory Optimizer


RAM bem aproveitada


Conforme você usa um computador, mais memória RAM acaba sendo empregada para que vários recursos da máquina estejam acessíveis de forma mais ágil. Entretanto, a quantidade de RAM é limitada, ou seja, é possível que o sistema se torne um pouco mais lento depois de certo tempo ligado.
Para não precisar reiniciar a máquina sempre que isso acontece, o Wise Memory Optimizer trabalha de modo a reaproveitar a quantidade total de RAM em seu PC. Você clica em “Optimize Now” e, em poucos segundos, o programa otimizou o uso, livrando um pouco mais deste recurso para seu computador funcionar melhor.

Configurações


O menu “Settings”, acionado por meio de um botão no topo da janela, reúne alguns recursos extras. É possível, por exemplo, mudar o idioma do programa (há versão para português brasileiro), bem como ativar inicialização automática com o Windows, minimizar para a Área de notificação ou ainda programar a auto-otimização.


Link do Programa: http://www.mediafire.com/?g3kkh49bikhk14l


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mais de 2 mil opções de imagem para você mudar a capa da sua linha do tempo no Facebook.

FB Cover Lover


FB Cover Lover é um site voltado para a catalogação de imagens voltadas especificamente para o uso como capa da linha do tempo no seu perfil do Facebook.
Ele apresenta um banco de dados com mais de 2 mil imagens prontas para usar. Ao conectar sua conta ao serviço, ele automaticamente faz o upload das imagens escolhidas para um álbum na rede social.
Embora apresente uma logo em todas as imagens e sempre faça uma postagem de divulgação do site, a qualidade das capas disponibilizadas pelo FB Cover Lover é alta, assim como o número de categorias diferentes. Navegando pela página, você as utiliza para encontrar algo específico para se adequar à sua vontade no momento. Ou seja, no menu “Cars”, você encontra uma infinidade de figuras com o tamanho certo para colocar na timeline.

Site

A capa perfeita


Quando você acessa o FB Cover Lover, a parte esquerda da tela exibe várias categorias para você filtrar as imagens visualizadas de acordo com um assunto. O topo da tela também apresenta o campo “Search keyword”, isto é, você consegue realizar uma pesquisa usando palavras-chave – o que deve ajudar a encontrar capas bastante específicas, relacionadas a uma série televisiva, por exemplo.
Depois de avançar algumas páginas e encontrar uma figura interessante, basta clicar sobre ela e selecionar “Add To Facebook” para enviar a imagem para a rede social – é preciso permitir a conexão entre os serviços antes. Ao terminar o upload, um álbum novo é adicionado à sua lista de fotos, a partir do qual você pode escolher a capa enviada para colocá-la no seu perfil.

Capa

Caso você fique muito incomodado com a existência da logo do FB Cover Lover na sua capa, é possível usar um editor de imagens para removê-la com relativa simplicidade; por exemplo: usando o PhotoScape, em “Edição”, a aba “Tools” possui a ferramenta “Clone Stamp”, a qual é capaz de copiar uma região da imagem e reproduzi-la onde você apontar.


Link para acessar: 
http://www.fbcoverlover.com/

Enviem comentários e sugestões...


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Veja nove sites impressionantes que mostram o futuro da web

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet


Em comparação a outros meios de comunicação, a internet é o que apresenta maior liberdade tanto no que diz respeito a seu conteúdo quanto à maneira como ele é apresentado. Enquanto a televisão e o meio impresso costumam demorar a se adaptar a novos conceitos, a web é marcada pela transformação constante — sites considerados construídos há dois anos que eram considerados bonitos e versáteis em sua época atualmente muitas vezes já parecem verdadeiras peças de museu.
Essa grande velocidade de transformação faz com que, embora incerto, o futuro da rede pareça bastante atrativo. Através do uso de ferramentas como o HTML 5 e o CSS 3D, nos próximos anos devemos ver uma mudança radical na maneira como informações são apresentadas através da web.

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: iStock)

Claro, as páginas tradicionais baseadas em textos e imagens continuarão existindo, porém até elas vão sofrer transformações. O futuro da rede mundial de computadores promete trazer maior interatividade, oferecendo conteúdos de uma maneira muito mais intuitiva e natural do que a atual — além disso, sites devem se tornar cada vez mais leves para permitir a navegação através de dispositivos como smartphones e tablets.
Neste artigo, reunimos alguns exemplos de páginas que já estão trabalhando com as ferramentas que prometem mudar totalmente a cara da internet. Como ainda estão em estágio inicial, pode ser que seu navegador ainda não esteja preparado para lidar com elas: nesse caso, para visualizá-las corretamente, recomendamos o uso doGoogle Chrome ou do Safari, caso você use alguma plataforma da Apple.

Movi Kanti Revo

Inspirado nas apresentações realizadas pelo Cirque Du Soleil, o Movi Kanti Revo (movimento, canto e sonho, em esperanto) tem o objetivo de reproduzir as sensações provocadas pelas apresentações do grupo. O site, criado para trabalhar com o Google Chrome, convida você a seguir um personagem misterioso que passa por diversos mundos com características surreais.


O trabalho se destaca pela capacidade de dispensar completamente o uso do mouse durante a navegação. Para isso, a página se conecta à webcam presente em seu computador, permitindo que você faça gestos diante de seu monitor capazes de controlar totalmente a experiência.
Segundo a empresa, a página foi construída misturando elementos de HTML e CSS tradicionais com transições em 3D e APIs em HTML 5. Caso você esteja interessado em descobrir mais detalhes sobre o processo de criação do experimento, basta acessar o blog Chromium para conferir de perto todas as etapas necessárias para montá-lo.

Acko.net

Que tal montar uma página repleta de elementos tridimensionais sem que nenhuma imagem seja usada no processo? É essa a proposta do experimento “Making Love to Webkit”, desenvolvido pelo Acko.net
.



9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Acko.net)

Usando uma ferramenta de edição 3D baseada no JavaScript, o criador do site desenvolveu um cabeçalho no qual diversas linhas se sobrepõem e se cruzam de maneira a passar uma grande sensação de profundidade para quem olha para elas. Além de explicar todo o processo usado para desenvolver o projeto, o designer responsável por ele incluiu um editor rudimentar que permite interagir com os elementos da página, seja incluindo novos itens ou realizando mudanças de perspectiva.

Fat-Man Collective

Criada por um grupo de designers de Barcelona e Londres, a Fat-Man Collective mostra como a tecnologia pode ser aplicada para desenvolver páginas mais simples e intuitivas. O site aposta em diversos elementos interativos para mostrar como eles podem agir para tornar um endereço mais bonito e fácil de navegar.

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Fat-Man Collective)

Destaque especial deve ser dado à maneira como a rolagem de tela é feita: em vez de forçar que você simplesmente mude seu ponto de vista, a página transporta os conteúdos que estão escondidos diretamente para o seu campo de visão. Além disso, vale prestar atenção no pequeno boneco localizado no canto direto da tela, que reage a cada uma das ações que você realiza.

CSS 3D Cube

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/CSS 3D Cube)

Criado por Paul Hayes, o CSS 3D Cube é um exemplo simples de como o CSS pode ser utilizado para criar elementos tridimensionais que não exigem máquinas com poder de processamento avançado para serem reproduzidos. Além de permitir o uso do ponteiro do mouse para girar livremente o cubo, o experimento oferece a opção de reproduzir vídeos incorporados a ele, sem que isso atrapalhe o desempenho do navegador utilizado.

Rotação natural de objetos


9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Eleqtriq)

Quem já acessou alguma página construída em Flash sabe o quanto a tecnologia pode ser pesada, dificultando o trabalho com elementos tridimensionais. O mesmo não acontece quando se usa o CSS 3D, como bem prova o site Eleqtriq — usando a linguagem, foi desenvolvido um exemplo de uma caixa de cereal em 3D que pode ser vista de diversos ângulos simplesmente clicando e mexendo o mouse de um lado para outro.

FPS criado em HTML


9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Keith Clark)

Usando somente os recursos proporcionados pelo HTML 5 e pelo CSS 3D, o designer Keith Clark criou uma versão rudimentar de um jogo de tiro em primeira pessoa que roda diretamente em seu navegador. Além de mostrar o potencial das novas tecnologias, a página também é prova de que os games devem ganhar um espaço ainda maior na web em um futuro próximo.

Transições

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

Desenvolvido por engenheiros da Apple, o “Transitions” é um experimento que mostra como o CSS pode ser empregado para fazer a transição de diferentes elementos de uma página. No caso, são usadas diversas imagens que se alternam na tela dependendo do efeito selecionado pelo visitante.

Beercamp

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Beercamp)

A página promocional do evento SXSW Beercamp 2011 utiliza elementos tridimensionais para transformar totalmente a maneira como os elementos de uma página são exibidos. Em vez de optar por transições tradicionais, o site transforma a barra de rolagem de seu navegador em uma ferramenta capaz de determinar a profundidade dos elementos vistos na tela — o resultado final é nada menos que impressionante, com direito a referências ao filme “Inception” (“A Origem”).

Wonder Webkit

9 sites impressionantes que mostram relances do futuro da internet 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wonder Webkit)

Embora não seja tão chamativo quanto as demais páginas apresentadas neste artigo, o experimento realizado pelo site is-real mostra como o CSS pode ser utilizado para exibir transições mais suaves entre conteúdos diferentes. Basta passar o ponteiro do mouse sobre qualquer um dos livros disponíveis para que surja imediatamente na tela seu título e o autor, enquanto um clique sobre qualquer uma das opções garante a oportunidade de ver mais detalhes das capas de cada um dos trabalhos.


Fonte: tecmundo.